Unesco reconhece Lençóis Maranhenses como patrimônio mundial

 

Com 155 mil hectares o Parque combina dunas e lagoas que se renovam a cada estação de chuva. Fotos: Fernando Donasci/MMA.

Um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil agora tem reconhecimento mundial: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu oficialmente o certificado de Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco. A entrega aconteceu em 15 de agosto, em Barreirinhas (MA), em uma cerimônia que reuniu autoridades, pesquisadores e comunidades locais.

O título foi concedido em julho de 2024, durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi, na Índia. O processo envolveu o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o ICMBio, o Itamaraty e o governo do Maranhão.

Para a ministra Marina Silva, a conquista vai além do prestígio internacional.

“Trabalhamos para que essas áreas sejam preservadas porque, dessa forma, podem nos ajudar a equilibrar o planeta, proteger a biodiversidade e garantir serviços ecossistêmicos, ao mesmo tempo em que promovem emprego, renda, vida digna e identidade para as pessoas”, afirmou Marina.

A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, reforçou a dimensão simbólica do reconhecimento. “São verdadeiras bênçãos da natureza que nós temos o dever de cuidar, proteger e salvaguardar”, disse.

A inclusão dos Lençóis na lista de patrimônio mundial eleva a responsabilidade pela sua conservação.

Com mais de 155 mil hectares de paisagens únicas, o parque combina dunas onduladas e lagoas de água doce que se renovam a cada estação de chuva. É um mosaico natural que une Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigando mais de 280 espécies de fauna e flora.

Além de elevar os Lençóis Maranhenses ao mapa global do turismo sustentável, o título amplia a responsabilidade pela sua conservação. Hoje, o Brasil soma nove sítios naturais inscritos na lista da Unesco — e os Lençóis passam a ser uma vitrine mundial da beleza e da biodiversidade brasileira.

*Com informações do MMA
Postagem Anterior Próxima Postagem