Cidadãos podem sugerir dados ambientais até 21/05. Entenda como

Sociedade tem até 21 de maio para indicar prioridades de dados ambientais para os próximos dois anos. Créditos: Freepik.


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou nesta segunda-feira (5) uma consulta pública para definir as bases de dados que devem integrar o novo Plano de Dados Abertos (PDA) da pasta para o biênio 2025-2026. As contribuições podem ser feitas até 21 de maio, por meio da plataforma Participa + Brasil.

A proposta é identificar quais informações ambientais produzidas pelo MMA são de maior interesse público. A consulta é aberta a cidadãos, pesquisadores, empresas e organizações da sociedade civil.

A iniciativa está em conformidade com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Decreto nº 8.777/2016) e tem como objetivo ampliar a transparência, a participação social e o acesso a informações públicas.

Dados abertos são informações públicas acessíveis, reutilizáveis e compartilháveis por qualquer pessoa. No campo ambiental, esses dados podem ser usados para monitorar desmatamento, mudanças climáticas, licenciamento ambiental e políticas públicas.

A consulta pública é considerada estratégica para construir um plano mais eficiente e alinhado às demandas da sociedade.

Fonte: MMA

Postagem Anterior Próxima Postagem