BRICS se reúne em Brasília para alinhar estratégias de turismo

Um dos destaques da pauta é a criação de estratégias para transformar os países do BRICS em destinos atrativos para nômades digitais. Créditos: Arquivo Conectaeco.

Representantes dos países do BRICS se encontram nesta quinta-feira, 9 de maio, em Brasília, para a reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo. O encontro presencial será decisivo para fechar propostas que vão compor o relatório conjunto sobre a regionalização e o futuro do setor entre os 11 países do bloco.

Essa etapa antecede a Reunião Ministerial de Turismo do BRICS, marcada para o dia 12, no Palácio do Itamaraty. Os debates técnicos da semana vão embasar a declaração política que será apresentada pelos ministros, com foco em turismo sustentável, regenerativo e na atração de nômades digitais.

De acordo com a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, a expectativa é consolidar diretrizes práticas sobre quatro frentes principais: políticas de visto, infraestrutura, mapeamento de destinos e promoção turística. 

“Esse estudo posiciona o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental, destacando boas práticas e desafios comuns enfrentados pelos países”, explica a secretária.

Além disso, o relatório trará análises sobre marcos regulatórios, engajamento de comunidades locais e integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também estão entre as recomendações o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da resiliência institucional nos países do bloco.

A reunião técnica é parte da agenda da presidência brasileira do BRICS, que segue até dezembro. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, o Brasil lidera os trabalhos do grupo em 2025. A Cúpula de Líderes será realizada em julho, no Rio de Janeiro.

Fonte: Ministério do Turismo


Postagem Anterior Próxima Postagem