![]() |
Dados vão direcionar políticas públicas e investimentos em sustentabilidade. Foto: Vecteezy |
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) quer saber onde estão e como atuam os Centros de Educação Ambiental (CEAs) no Brasil. Para isso, lançou uma pesquisa nacional com o objetivo de reunir informações sobre esses espaços, que ajudam a formar consciência ecológica em escolas, comunidades e instituições. O prazo para participação vai até 31 de julho.
Se você gerencia um CEA, acesse o formulário do MMA e ajude a construir um futuro mais sustentável. Os dados coletados vão apoiar a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e orientar ações que fortaleçam os CEAs, reconhecidos como pontos de encontro, formação e mobilização sobre temas como clima, biodiversidade e uso do solo.
Segundo Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, os CEAs são espaços fundamentais para engajar a sociedade em temas como mudança climática, biodiversidade e preservação do solo.
"Eles são referências em cultura sustentável, existem há décadas e precisamos fortalecê-los", afirmou.
Apoio financeiro
Além do mapeamento, o MMA está investindo R$ 2,5 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para apoiar novos Centros de Educação e Cooperação Socioambiental em cinco estados da Amazônia Legal: Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os espaços vão atuar junto a prefeituras, com foco na educação ambiental e no manejo integrado do fogo.
CEAs
Os CEAs ganharam força no país durante a Eco-92, conferência da ONU que debateu desenvolvimento sustentável. Hoje, são espaços que vão além da educação formal, atuando diretamente com comunidades locais na promoção de práticas ambientais.
Fonte: MMA